Natura, Mercado Livre e Ambev lideram o ranking das empresas com melhor reputação no Brasil em 2024, segundo o levantamento da Merco. Nesta 11ª edição do ranking, foi revelado que Natura continua na liderança, seguida pelo Mercado Livre, que subiu da quinta para a segunda posição, e pela Ambev, que se mantém em terceiro lugar. Este ranking, considerado referência na avaliação da reputação corporativa, é baseado na percepção de diversos stakeholders.
Realizada pela Merco, uma empresa de pesquisa e monitoramento reputacional de renome na América Latina, o estudo envolveu 26 fontes de informação e 15.341 entrevistas. Este levantamento focou em avaliar as 100 melhores empresas do Brasil em 2024, abrangendo oito setores diferentes, com destaque para o setor de cosméticos e perfumaria. Entre os dez primeiros classificários estão também o Grupo Boticário (4º), Itaú Unibanco (5º), Google (6º), Nestlé (7º), Toyota (8º), Magazine Luiza (9º) e Nubank (10º).
“Parabenizamos todas as empresas que fazem da reputação empresarial um compromisso com seus stakeholders e com a sociedade. Ao reconhecer as melhores empresas do Brasil, oferecemos para as companhias uma ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, permitindo entender e avaliar sua reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, afirmou Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.
O levantamento deste ano destacou o surgimento de 15 novas empresas entre as 100 melhores, das quais oito são estreantes, incluindo marcas como L’Oréal, Colgate-Palmolive, Mastercard, Diageo, Dengo, Grupo Bimbo, Kimberly-Clark e Vibra Energia. Entre as empresas que retornaram ao ranking estão Visa, Dell, Uber, Tetra Pak, Siemens, Accenture e CPFL.
A análise foi realizada entre abril e dezembro de 2024, consultando uma variedade de stakeholders, incluindo 565 diretores de grandes empresas, assim como especialistas de diferentes campos. A pesquisa também coletou informações de 9.726 entrevistas provenientes do ranking Merco Talento 2024, que avalia as percepções de funcionários e especialistas em RH.
Um dos pontos importantes dessa edição do ranking foi a avaliação da comunicação das empresas, em que as equipes de comunicação que melhor transmitiram informações e mantiveram uma boa reputação foram as do Google (1º), Natura (2º), Nubank (3º), Apple (4º), Mercado Livre (5º), Itaú Unibanco (6º), Coca-Cola (7º), Ambev (8º), Unilever (9º) e Grupo Boticário (10º). “Sobre as melhores empresas em comunicação, constatamos a contribuição desse reconhecimento. Portanto, não basta que as empresas tenham boas iniciativas, mas que elas sejam comunicadas de maneira clara e ampla ao ecossistema da qual fazem parte. Por isso, entendemos que esse fator influencia diretamente na reputação empresarial de uma marca”, analisou Brandão.
O ranking de 2024 também reforçou o impacto positivo da diversidade presente, reconhecendo empresas de 44 áreas diferentes. Isso demonstra que a reputação empresarial permeia cada vez mais toda a indústria.
Ao olharmos para o futuro, é claro que as empresas agora mais do que nunca devem considerar sua reputação como um ativo estratégico. A pesquisa Merco, ao listar as melhores empresas, fornece uma visão clara não apenas de quem lidera, mas do que significa ser uma empresa de destaque no Brasil.